O Ministério das Relações Exteriores da Itália convocou nesta segunda-feira (6) o embaixador da Rússia em Roma, Sergey Razov, para prestar esclarecimentos sobre recentes declarações do regime de Vladimir Putin. Razov foi convocado pelo secretário-geral da pasta, Ettore Francesco Sequi, a pedido do ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio.
“O embaixador Sequi rechaçou com firmeza as acusações de amoralidade contra alguns representantes das instituições e da imprensa italiana, veiculadas em recentes declarações do Ministério das Relações Exteriores da Rússia”, diz uma nota da Farnesina.
Além disso, o secretário-geral rejeitou insinuações sobre o suposto envolvimento de veículos de mídia da Itália em uma “campanha contra a Rússia” e cobrou uma “solução negociada do conflito com bases equilibradas e de respeito à soberania ucraniana e aos princípios do direito internacional”.
No último fim de semana, a Embaixada da Rússia em Roma divulgou trechos de um relatório do Ministério das Relações Exteriores de Moscou que denuncia uma “aberta campanha antirrussa por parte da mídia italiana”.
Sequi também destacou a importância de se “definir rapidamente um acordo para desbloquear as exportações de grãos dos portos ucranianos, a fim de evitar graves consequências para a segurança alimentar global”. (com dados da Ansa)