Início » Governo da Itália afirma que Otan já decidiu pela adesão da Ucrânia

Governo da Itália afirma que Otan já decidiu pela adesão da Ucrânia

12 de julho de 2023 - Por Comunità Italiana
Governo da Itália afirma que Otan já decidiu pela adesão da Ucrânia

O governo da Itália afirmou nesta quarta-feira (12) que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) já decidiu pela adesão da Ucrânia, mas ainda precisa definir “quando”. Em meio à reunião de cúpula da aliança militar em Vilnius, Lituânia, líderes têm insistido que a entrada de Kiev só poderá ocorrer após o fim da guerra contra a Rússia, apesar das pressões do presidente Volodymyr Zelensky para acelerar o processo.

“Já existe a decisão de fazer a Ucrânia entrar na Otan, o ponto é quando. Certamente não durante a guerra devido aos riscos de escalada. Todos pensamos em fazer a adesão após o fim da guerra”, disse o ministro das Relações Exteriores e vice-premiê da Itália, Antonio Tajani, à margem da reunião em Vilnius.

O chanceler também destacou que a Otan está “ajudando Kiev a defender a própria independência” e que a paz “não pode prescindir do fato que os soldados russos deixem a Ucrânia”.

Enquanto a adesão não ocorre, as potências do G7 acenam com oferecer garantias de segurança a Kiev, mas Zelensky disse que uma coisa não substitui a outra.

“Será um passo importante”, afirmou o presidente ao lado do secretário-geral Jens Stoltenberg, “mas as promessas do G7 não podem substituir o ingresso da Ucrânia como Estado-membro da Otan”.

“Das reuniões de hoje, entendo que as condições necessárias para a entrada na Otan serão alcançadas quando houver paz.

Entendemos que alguns tenham medo de falar de adesão agora porque ninguém quer uma guerra mundial, e isso é compreensível, mas precisamos de sinais”, acrescentou Zelensky.

Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, a Otan já se ampliou para a Finlândia, país que faz fronteira com a Rússia, e caminha para aprovar a adesão da Suécia, dois países historicamente refratários a se juntar à aliança. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 10h42
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.