O Ministério das Relações Exteriores da Índia anunciou na última segunda-feira (27) que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, visitará o país entre os dias 2 e 3 de março. Segundo um comunicado divulgado pela pasta, a premiê será acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e por uma delegação formada por expoentes do mundo econômico.
A política italiana também foi confirmada como convidada de honra e oradora principal da oitava edição do Diálogo Raisina, uma importante conferência realizada anualmente em território indiano.
Além de ser recebida com uma cerimônia de boas-vindas, Meloni se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para discutir questões bilaterais, regionais e globais.
A premiê italiana também deverá se encontrar em 2 de março com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e com o presidente do país, Draupadi Murmu.
“É esperado que a visita fortaleça e aprofunde as relações duradouras entre os países. Os dois lados farão um balanço dos resultados da cúpula de novembro de 2020, fortalecerão a cooperação em segurança e defesa, trabalharão para estabelecer novos laços econômicos e definirá o rumo para a colaboração já em andamento nas áreas de ciência e tecnologia”, explicou o ministério indiano.
Índia e Itália celebram em 2023 o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais. Meloni será a terceira chefe de Executivo a visitar a Índia, depois de Giuseppe Conte (2017) e Paolo Gentiloni (2018). (com dados da Ansa)