Início » Funeral de Bento XVI é celebrado pelo Papa Francisco no Vaticano

Funeral de Bento XVI é celebrado pelo Papa Francisco no Vaticano

05 de janeiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Funeral de Bento XVI é celebrado pelo Papa Francisco no Vaticano

O funeral do Papa emérito Bento XVI, que morreu no último sábado (31) aos 95 anos, começou nesta quinta-feira (5) em uma cerimônia tradicional liderada pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Bento XVI deixou ordens para que o seu funeral fosse “simples”, segundo o diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Esta foi a primeira vez desde 1802, quando Pio VII comandou a missa de seu antecessor, Pio VI, que um Papa rezou a missa de quem lhe precedeu.

Com expressão compungida, Francisco trajou vestes fúnebres vermelhas e uma mitra branca, e sentou-se em um trono logo acima do caixão de madeira de seu predecessor. Falando em latim, ele iniciou a missa.

Em sua homilia, o Papa afirmou que as últimas palavras de Jesus – Pai, em tuas mãos entrego meu espírito – resumiram a “entrega incessante de si mesmo” a Deus que definiu a vida de Bento XVI.

Francisco não mencionou Bento pelo nome até a última frase, na qual se referiu a Jesus como o Noivo da Igreja, e ao Papa emérito como seu amigo fiel.

“Bento, amigo fiel do Noivo, que sua alegria seja completa ao ouvir a sua voz, agora e sempre!”

Além de lamentar Bento por sua função como ex-pastor da Igreja, o breve discurso do Papa Francisco incluiu citações que poderiam ser interpretadas como referindo-se ao teólogo alemão de fala mansa e vasta obra teológica, cujo trabalho de vida foi meditar sobre a vida de Jesus e que enfrentou muitos desafios como Papa antes de sua aposentadoria em 2013.

“Como o Mestre, um pastor carrega o peso de interceder e o esforço de ungir seu povo, especialmente em situações onde a bondade deve lutar para prevalecer e a dignidade de nossos irmãos e irmãs é ameaçada”, disse Francisco. “Durante esta intercessão, o Senhor silenciosamente concede o espírito de mansidão que está pronto para compreender, aceitar, esperar e arriscar, apesar de qualquer mal-entendido que possa resultar”.

Francisco acrescentou que “apegando-nos às últimas palavras do Senhor e ao testemunho de toda a sua vida, também nós, como comunidade eclesial, queremos seguir os seus passos e entregar o nosso irmão nas mãos do Pai”.

“Que essas mãos misericordiosas encontrem sua lâmpada acesa com o óleo do Evangelho que ele espalhou e testemunhou por toda a sua vida”, disse Francisco.

Um longo silêncio se seguiu à homília. A cerimônia tem liturgia semelhante à missa fúnebre de um Papa reinante, com algumas modificações. Bento XVI é chamado de Papa emérito durante o funeral, e algumas orações empregam palavras diferentes porque ele não exercia o ofício papal quando morreu.

Os fiéis rezaram o rosário quando o caixão de Bento deixou a Basílica de São Pedro por volta das 8h45, horário local (4h45 de Brasília) de quinta-feira. A homília começou pouco antes de 6h no Brasil.

Após a homília, o decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, juntamente com outros comunhão para a multidão.

Há 125 cardeais celebrando a missa, incluindo cinco no altar, dos 224 que compõem o Colégio Cardinalício. Bento XVI nomeou 64 deles. Seu predecessor, João Paulo II, nomeou 49, enquanto o Papa Francisco nomeou 111 dos cardeais.

Cardeais chegam para o funeral de Bento XVI — Foto:  Alberto PIZZOLI / AFP
Cardeais chegam para o funeral de Bento XVI — Foto: Alberto PIZZOLI / AFP

A multidão que lotou a Praça de São Pedro foi menor do que o enorme número de fiéis que afluíram ao Vaticano e a toda Roma para o funeral de João Paulo II.

Os lamentos ouvidos eram dolorosos:

“Estou sofrendo como se tivesse perdido meu próprio pai”, disse Maria Lulic, uma balconista polonesa de 37 anos que mora em Roma. “Como polonesa, eu amava João Paulo II, obviamente, mas Bento era meu guia espiritual, minha bússola moral.”

O padre Joseph Adusé Poku, de Gana, exaltou a obra de Bento XVI:

“Bento foi um modelo para mim muito antes de se tornar Papa”, disse. “E então ele foi humilde o suficiente para se aposentar”.

O Vaticano anunciou que apenas duas delegações oficiais participariam da cerimônia, tendo recebido convites formais: uma da Itália, liderada pelo presidente Sergio Mattarella, e outra da Alemanha, terra natal de Bento XVI, liderada pelo presidente Frank-Walter Steinmeier.

Mesmo assim, haverá um número substancial de líderes globais compareceu, incluindo os monarcas da Espanha e da Bélgica, e os presidentes da Lituânia, Polônia, Portugal, Eslovênia, Hungria, Togo e San Marino.

A ex-rainha Sofia da Espanha (esquerda) e a rainha Mathilde da Bélgica  assistem à missa fúnebre do Papa emérito Bento XVI — Foto:  Filippo MONTEFORTE / AFP
A ex-rainha Sofia da Espanha (esquerda) e a rainha Mathilde da Bélgica assistem à missa fúnebre do Papa emérito Bento XVI — Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

Os primeiros-ministros da República Tcheca, Gabão e Eslováquia planejavam comparecer, assim como ministros de Chipre, Colômbia, Croácia, França e Reino Unido, de acordo com uma lista de convidados do Vaticano que vem crescendo desde a morte de Bento XVI no sábado. A primeira-ministra Giorgia Meloni também compareceu.

O Papa Francisco, o primeiro Papa da América do Sul, se tornou o primeiro papa a presidir o funeral de um predecessor que renunciou.

Mas esta não é a primeira vez que um Papa celebrou uma missa para um anterior. Em 1802, Pio VII presidiu o funeral de seu predecessor, Pio VI, cujo corpo foi devolvido ao Vaticano depois que ele morreu no exílio em 1799. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Após 25 anos de negociações, Mercosul e União Europeia assinaram o acordo de livre comércio. Você acha que o cenário em um futuro é favorável?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 04h53
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.