“Itália e Brasil estão unidos por séculos de riqueza humana e extraordinárias oportunidades econômico-industriais, científicas-tecnológicas e linguísticas-culturais a serem consolidadas”. Essas foram as primeiras palavras de Francesco Azzarello como novo embaixador da Itália no Brasil.
Anunciado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália na terça-feira (7), o diplomata, de 61 anos, substitui Antonio Bernardini, que estava no cargo desde julho de 2016 e foi nomeado como representante permanente da Itália nas organizações internacionais sediadas em Paris, França.
Trajetória de Azzarello
Nascido em Palermo em 1958, Francesco Azzarello se formou em economia e comércio pela Universidade “Luiss” de Roma e em 1986 iniciou carreira diplomática.
Seu primeiro encargo no Ministério de Relações Exteriores foi na Direção Geral de Assuntos Políticos, no qual ficou até 1988, quando foi transferido para ser o primeiro secretário comercial em Teerã. Em 1991, foi cônsul em Adelaide, até 1995, quando retornou à Direção Geral de Emigração em Roma. Em 1997, foi conselheiro em Tirana e, três anos depois, na Direção Geral de Cooperação Econômica e Financeira Multilateral.
Em 2003, Azzarello foi o primeiro conselheiro da Representação Permanente na ONU em Nova York, onde foi confirmado como conselheiro ministerial. Em 2008, de fato, foi promovido ao cargo de ministro plenipotenciário. No mesmo ano, ele estava no secretariado do subsecretário de Estado e, em 2011, se reportou diretamente ao chefe do Serviço de Assuntos Jurídicos, litígios e tratados diplomáticos.Em 2012, assumiu o papel de embaixador em Haia, credenciado, com o título e o cargo de embaixador, na OPAC (Organização para a Proibição de Armas Químicas.
Azzarello retornou a Roma em 2016, reportando-se diretamente ao Diretor Geral para a Promoção da Sistema nacional. Também em 2016, foi nomeado diretor da Autoridade Nacional – UAMA (Unidade para autorizações de materiais de armamento), onde operava na Secretaria-Geral até ser nomeado como o novo Embaixador da Itália no Brasil.
Itamaraty
Em uma mensagem no Twitter, o Itamaraty disse que Azzarello teve uma conversa com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Otávio Brandelli na qual falaram “sobre temas de interesse comum”, como o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, além de “investimentos e possíveis visitas bilaterais de alto nível”.