Início » Festival italiano Di Teresa celebra cultura e gastronomia italiana em Teresópolis

Festival italiano Di Teresa celebra cultura e gastronomia italiana em Teresópolis

13 de maio de 2024 - Por Comunità Italiana
Festival italiano Di Teresa celebra cultura e gastronomia italiana em Teresópolis

Imagine uma autêntica festa italiana, onde as pessoas se reúnem em um espaço charmoso, com o friozinho da Serra Fluminense, experimentando a boa gastronomia e a melhor música da Itália. Vinho, cerveja artesanal, feita exclusivamente para o evento, e arte, muita arte, também fizeram parte da terceira edição do Festival di Teresa, que aconteceu de 09 a 12 de maio, no bairro do Alto, em Teresópolis.  

O evento reuniu mais de 100 mil pessoas dentro e fora do Espaço Cultural Higino, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade serrana. Uma gigantesca tenda, instalada na avenida em frente ao prédio histórico, abrigou 37 expositores, que entre os vários produtos oferecidos, apresentaram pratos criados para o Festival, com valores a partir de R$ 8,00. Bandas e cantores deram o tom do melhor da música italiana.

Nos salões do antigo cassino, aconteceram várias atividades culturais, entre elas, as aulas show, gratuitas, sobre gastronomia, a cargo dos chefs da Federação Internacional de Cozinha Italiana.  

Os organizadores do evento, Alice Maciel e Marcelo Cabral, destacam que o Festival di Teresa chega a terceira edição crescendo ano a ano. Segundo Alice, a edição 2024 mostra que a ideia nascida lá em 2022, no ano do bicentenário de nascimento da Imperatriz, veio para ficar. “Me sinto muito gratificada em realizar uma homenagem que ajuda a resgatar a importância da figura de Teresa Cristina, que veio da Itália e foi muito amada pelos brasileiros. Temos a missão de mostrar o nosso orgulho de ter a imperatriz no nome da cidade, pois ela foi uma mulher importante na história do Brasil. Ao celebrar as pessoas que construíram a nossa identidade, a nossa história, toda a região ganha, espero em breve trazer outras ações enaltecendo pessoas e grupos que formaram Teresópolis no que ela é hoje.”

Já para Marcelo, o evento mostra o forte apelo baseado nas características da cidade serrana: Teresópolis e uma das cidades mais seguras do Brasil. Tem um clima ótimo, uma rede hoteleira robusta, e uma tradição de hospitalidade muito forte”. O organizador complementa que durante os quatro dias da ação, cerca de R$ 2 milhões devem ser injetados na economia do município, e que as parcerias do Consulado Italiano no Rio de Janeiro, e dos governos estadual e municipal são cruciais para que o Festival di Teresa cresça e se torne um dos maiores eventos do interior do Rio de Janeiro.

O Festival di Teresa é uma realização da Mox Produções, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Enel, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A programação do evento se encontra nos perfis @festivalditeresa.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 22h35
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.