Início » Exportações do setor agroalimentar da Itália para o Brasil crescem 22% em 2023

Exportações do setor agroalimentar da Itália para o Brasil crescem 22% em 2023

24 de abril de 2024 - Por Comunità Italiana
Exportações do setor agroalimentar da Itália para o Brasil crescem 22% em 2023

As exportações do setor agroalimentar da Itália para o Brasil cresceram 22% em 2023, de acordo com um estudo apresentado nesta terça-feira (23) durante um evento online organizado no país europeu. O levantamento foi realizado pela consultoria Nomisma para o 8º Forum Agrifood Monitor e também mostrou que a Itália é líder na venda de produtos como macarrão e derivados de tomate para o maior mercado da América Latina.  

As importações agroalimentares no Brasil totalizaram mais de 12 bilhões de euros (R$ 63 bilhões) em 2023, com a Itália ocupando a oitava colocação entre os principais fornecedores, com 356 milhões de euros (R$ 2 bi).   

Nos últimos cinco anos, a compra de alimentos e bebidas da Itália pelo mercado brasileiro cresceu a um ritmo médio anual de 10%. Os principais itens da pauta de exportações no setor para o Brasil são maçãs (13% do valor total), macarrões (12%), vinhos (10%), produtos de forno (9%) e azeites de oliva (9%).   

Além disso, segundo a Nomisma, uma pesquisa mostrou que seis a cada 10 consumidores brasileiros consideram que os produtos alimentares estrangeiros de maior qualidade são “made in Italy”.   

“O Brasil tem dois fatores estratégicos que podem beneficiar as empresas italianas: é a quarta maior comunidade de italianos residentes no exterior e o terceiro país fora da Europa em termos de fluxos de turistas na Itália, após Estados Unidos e China”, disse Denis Pantini, responsável pelo segmento agroalimentar na consultoria. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 21h50
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.