França e Itália tiveram temperaturas acima dos 35ºC esta semana e foram alvo de vários alertas laranjas por causa do calor.
Desde junho a Itália tem sido assolada por ondas de calor. Prevê-se que algumas zonas do país registem temperaturas recorde superiores a 40ºC. As autoridades colocaram 40 municípios em alerta laranja de onda de calor na segunda-feira, 12/08.
Espanha e Reino unido também registram temperaturas acima dos 34ºC e Espanha entrou em alerta contra possíveis focos de incêndios.
Os hospitais registaram também um aumento de 20% no número de pessoas que procuraram os serviços de urgência devido a doenças relacionadas ao calor. Isso ocorre ao mesmo tempo que os peritos do Instituto de Saúde Global de Barcelona revelaram que calor abrasador matou mais de 47 mil pessoas na Europa em 2023.
Ao analisar os registros de temperatura e mortalidade de 35 países em todo o continente europeu, o estudo mostrou que os países do sul, como Grécia (com 393 mortes por milhão de habitantes), Itália (209), Espanha (175) e Bulgária (229), foram os mais afetados pelo calor, e as pessoas mais velhas corriam o maior risco. Mais da metade das mortes ocorreu durante os períodos de calor intenso em meados de julho e agosto de 2023, quando a Grécia lutou contra incêndios florestais mortais, cenário que se repete em 2024. (informações do Euronews, RFI e DW)