Início » Escritora italiana Michela Murgia revela que tem câncer renal em estágio avançado

Escritora italiana Michela Murgia revela que tem câncer renal em estágio avançado

06 de maio de 2023 - Por Comunità Italiana
Escritora italiana Michela Murgia revela que tem câncer renal em estágio avançado

A escritora italiana Michela Murgia revelou neste sábado (6) que tem câncer renal em estágio avançado, com metástases nos pulmões, ossos e cérebro. “A partir da quarta etapa não há como voltar atrás”, declarou ela em entrevista ao jornal italiano “Corriere della Sera”, lembrando que já teve câncer “em um pulmão” há alguns anos, mas era um estágio muito inicial”.

Segundo Murgia, desta vez, no entanto, o câncer começou no rim, mas por causa da pandemia de covid-19 ela havia negligenciado os exames, provocando o agravamento da doença.

A escritora explicou ainda que agora está sendo tratada com imunoterapia de base biofarmacêutica, o que não ataca a doença, mas estimula a resposta do sistema imunológico. “O objetivo não é erradicar o mal, é tarde demais, mas ganhar tempo. Meses, talvez muitos”, disse ela.

Para Murgia, o câncer não é algo que ela tem, é algo que ela é, “é cúmplice da minha complexidade, não um inimigo a ser destruído”. “Não posso e não quero fazer guerra ao meu corpo, a mim mesma. O câncer é um dos preços que se pode pagar para ser especial. Eu nunca o chamaria de amaldiçoado ou alienígena. Defini-lo assim seria como se sentir possuído por um demônio”, acrescentou.

A escritora disse ainda que “a guerra pressupõe perdedores e vencedores” e, como já sabe o final da história, ela não se sente uma perdedora. “Tanto faz se não me sobrar muito tempo: o importante para mim agora é não morrer fascista”, declara Murgia, que se define como de esquerda.

Por fim, a italiana enfatizou que não tem medo da morte, mas espera morrer somente quando Giorgia Meloni deixar de ser a primeira-ministra da Itália, porque o seu governo é fascista.

Após a publicação da entrevista, Meloni respondeu Murgia e disse que está torcendo pela recuperação da artista. “Aprendi com a longa entrevista que a escritora Michela Murgia sofre de uma doença muito grave. Nunca a conheci e nunca compartilhei suas ideias, mas quero enviar um abraço nela e dizer que estamos torcendo por ela. E eu realmente espero que ela possa ver o dia em que eu não serei mais primeira-ministra, como ela espera, porque pretendo ficar e fazer meu trabalho por muito tempo.  Força Michela”, concluiu a premiê. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 18h13
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.