Início » Empresas italianas dos setores ferroviário e de mobilidade sustentável participam de encontro em SP

Empresas italianas dos setores ferroviário e de mobilidade sustentável participam de encontro em SP

14 de maio de 2024 - Por Comunità Italiana
Empresas italianas dos setores ferroviário e de mobilidade sustentável participam de encontro em SP

Representantes de 13 empresas italianas dos setores ferroviário e de mobilidade sustentável participaram em São Paulo de um encontro de negócios para prospectar as “grandes oportunidades” disponíveis no Brasil, que quer dobrar de 20% para 40% a participação do modal sobre trilhos na matriz logística do país até 2035.

A missão também passou por Brasília, onde foi recebida pelo governo federal, e faz parte do programa de “diplomacia do crescimento” promovido pelo vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.

Empresas italianas dos setores ferroviário e de mobilidade sustentável participam de encontro em SP 1

“O balanço é muito, muito positivo, até superior às nossas previsões mais otimistas”, disse à agência italiana de notícias ‘Ansa’ o vice-diretor central para internacionalização econômica da Farnesina, Carlo Romeo, que integrou uma delegação também formada por representantes do Ministério da Infraestrutura e dos Transportes, do banco de desenvolvimento Cassa Depositi e Prestiti e das agências italianas de fomento ICE, Sace e Simest.   

“As empresas estão percebendo um grande interesse e puderam conhecer as oportunidades no Brasil, que são grandes porque é um país que precisa de uma modernização do sistema”, acrescentou o diplomata durante o encontro na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).   

Um dos projetos na mira das companhias italianas é o do trem de alta velocidade entre a capital paulista e o Rio de Janeiro, sonho antigo do Brasil e prometido para o início da próxima década. “Certamente chama nossa atenção, claro que precisamos conhecê-lo bem, até por isso viemos, para tentar entender melhor sua viabilidade”, declarou Carlo Palasciano, CIO do grupo Ferrovie dello Stato, principal empresa italiana do setor ferroviário. “Temos observado um forte interesse das autoridades brasileiras pelo trem como solução sustentável para o transporte”, salientou.   

Já o cônsul-geral italiano em São Paulo, Domenico Fornara, destacou durante o evento a complementaridade das economias dos dois países, especialmente na mobilidade sustentável. “A Itália tem excelência e experiência no setor, que podem ser muito positivas para a parceria bilateral”, disse. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 21h06
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.