Tecnologia italiana a serviço do Brasil. Nesta quarta-feira, 1º de março, foi inaugurada a gateway da constelação de satélites LeoWeb Gateway, no Teleporto Satelital da Telespazio, em Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Gateway é portão de entrada na definição da palavra inglesa. Portão esse que neste caso une duas redes para haver troca de dados. Fator essencial para que haja comunicação. O que significa tudo isso? Mais conectividade, melhores serviços.
A empresa italiana Telespazio – joint-venture da Leonardo (67 por cento) e da Thales (33 por cento) – por intermédio de sua subsidiária Telespazio Brasil vai fornecer à Oneweb, empresa de comunicações via satélite de órbita baixa da Terra, infraestrutura e serviços para novo acesso de satélites no Teleporto de Maricá, considerado o maior da América Latina, se localiza na Estrada do Retiro sem número, a cerca de 1 hora e 20 minutos de carro da capital estadual Rio de Janeiro. Joint-venture é modelo de colaboração empresarial na qual a união de duas ou mais empresas têm objetivo de executar projetos ou criar novas empresas para explorar, de modo eficiente, alguma atividade econômica.
Entre as tantas personalidades presentes à festa de inauguração, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, o cônsul-geral do Belpaese no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini. Sem falar no cônsul-geral britânico sediado na mesma cidade, Anjoum Noorani. Também estavam lá a secretária executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino Mendes; o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o secretário estadual da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione. Além de Luigi Pasquali, chefe-executivo da Telespazio, baseado na Itália; Marzio Laurenti, chefe-executivo da Telespazio no Brasil.
– Estou muito feliz por voltar a esta bela e estratégica cidade – disse o embaixador Azzarello sobre Maricá e enaltecendo o empreendimento da Telespazio.