Com esse tropeço, o Milan chega aos 23 pontos, mesma pontuação do Napoli, que derrotou a Sampdoria por 2 a 0, também neste domingo. A Internazionale, por outro lado, contabiliza 24 pontos, após a suada vitória diante da Udinese por 1 a 0, com gol anotado por Julio Cruz, também nos minutos finais do segundo tempo.
Uma das esperanças da equipe treinada por Carlo Ancelotti era que o meia-atacante Ronaldinho pudesse reeditar suas últimas apresentações. No domingo passado, ele fez o gol da vitória sobre o Napoli pelo Campeonato Italiano. Quatro dias depois, marcou nos minutos finais o tento do triunfo sobre o Braga pela Copa da Uefa.
Hoje, a história caminhava para um final idêntico. O começo da partida, porém, dava sinais de que a equipe encontraria muitas dificuldades. Ronaldinho e Kaká, por exemplo, não estavam tão inspirados. Para piorar, o atacante Borriello desperdiçava uma chance atrás da outra.
Aos 13min, ele não conseguiu finalizar um chute perigoso do brasileiro Kaká. Depois, aos 35min, Ronaldinho cruzou para Borriello, que, sem marcação, bateu forte e desperdiçou a principal chance dos visitantes.
Cinco minutos mais tarde, o próprio atacante ganhou no meio-campo, driblou um defensor rival, mas adiantou um pouco a bola, facilitando a defesa do goleiro Benussi. O Lecce, por outro lado, quase não se arriscava ao ataque. Mesmo assim, teve uma chance. Aos 5min do segundo tempo, Giacomazzi, sozinho dentro da área, cabeceou para fora. E foi só.
Após isso, o Milan se mandou para frente e pressionou até o final. Mais uma vez, Ronaldinho brilhou. Aproveitou cruzamento de Alexandre Pato, que havia entrado momentos antes, e bateu para o gol. 1 a 0.
Logo depois, o astro brasileiro deixou o gramado, sendo muito aplaudido pelos torcedores. E o técnico Carlos Ancelotti deve ter se arrependido. Nos acréscimos, Esposito igualou o marcador e tirou o Milan da ponta da tabela.
Internazionale vence a Udinese e assume a liderança do Italiano
Nos acréscimos do segundo tempo, a Internazionale derrotou a Udinese por 1 a 0, neste domingo, e, beneficiada pelo empate do então primeiro colocado Milan diante do Lecce (1 a 1), assumiu a liderança isolada da temporada 2008/2009 do Campeonato Italiano.
Com essa vitória, o time dos brasileiro Júlio César, Maicon, Maxwell, Mancini e Adriano, que sequer foi relacionado, chega aos 24 pontos, um a mais que o rival Milan e que o Napoli, que derrotou a Sampdoria por 2 a 0, também neste domingo.
A primeira posição da tabela minimiza as críticas sobre o time de José Mourinho, que vinha encontrando muitas dificuldades diante de rivais frágeis. Na rodada passada do Italiano, por exemplo, venceu a lanterna Reggina por 3 a 2, com gol salvador somente nos acréscimos da etapa final.
Três dias depois, sofreu para empatar com o modesto Anorthosis Famagusta, do Chipre, pela Liga dos Campeões. Neste domingo, a história não foi tão diferente. Até tinha mais posse de bola, mas pecava na finalização ou esbarrava num bom setor defensivo da equipe de Údine.
A ansiedade para abrir o marcador, aliás, atrapalhou os donos da casa. Exemplo disso foi o lance de Quaresma, aos 25min. O português quis resolver sozinho e bateu para o gol. O sueco Ibrahimovic, livre dentro da área, reclamou muito da atitude de seu companheiro.
Quanto tinha liberdade, falhava na conclusão. Aos 33min, por exemplo, a zaga da Udinese cometeu uma falha na marcação, mas o argentino Cambiasso não conseguiu concluir. A Udinese, por outro lado, priorizou o sistema defensivo e chegava pouco no ataque. Mas também levou perigo, principalmente na etapa final.
Com menos de 1min, o brasileiro Júlio César fez uma complicada defesa em chute de Floro Flores. Apesar desse susto, a Internazionale tentou de todas as formas encurralar o adversário. Na base do desespero, o português José Mourinho mandou sua equipe para o ataque. Colocou em campo Stankovic, Julio Cruz e Obinna, todos com características ofensivas.
Mas foi o defensor argentino Zanetti, que quase marcou para o time de Milão. Aos 42min, acertou um chute na trave. Nos acréscimos, quando tudo caminhava para o empate, Julio Cruz fez o tento salvador para os donos da casa: 1 a 0.
Embalada, Juventus vence outra
A Juventus comprovou seu bom momento. Embalado pela vitória sobre o Real Madrid por 2 a 0, em Madri, pela Liga dos Campeões, o time de Turim derrotou o Chievo Verona por 2 a 0, fora de casa, e chegou aos 21 pontos.
Em Catania, os donos da casa venceram de virada o Cagliari por 2 a 1. Jeda, ex-jogador do União São João, fez o gol dos visitantes –Mascara e Sabato fizeram para o Catania. Em outro duelo, o Genoa goleou a lanterna Reggina por 4 a 0, com três gols de Milito, e afundou ainda mais o rival na crise.
Sábado
Torino 1 x 0 Palermo
Bologna 1 x 1 Roma
Domingo
Catania 2 x 1 Cagliari
Chievo 0 x 2 Juventus
Fiorentina 2 x 1 Atalanta
Genoa 4 x 0 Reggina
Inter de Milão 1 x 0 Udinese
Lazio 3 x 0 Siena
Napoli 2 x 0 Sampdoria
Lecce 1 x 1 Milan