Início » Embrapa assina acordo para transferência de tecnologias com a Itália

Embrapa assina acordo para transferência de tecnologias com a Itália

14 de março de 2023 - Por Comunità Italiana
Embrapa assina acordo para transferência de tecnologias com a Itália

Brasil e Itália assinaram, nesta terça-feira (14), um acordo de cooperação através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma empresa voltada para a inovação, que foca na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira.

O acordo foi selado em uma reunião na sede da empresa, em Brasília. Segundo o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, o acordo de cooperação funcionará para os próximos cinco anos, como forma de desenvolver projetos em conjunto e promover um intercâmbio de pesquisadores.

“Nós trocamos várias impressões sobre áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável e competitivo da agricultura brasileira, como na questão de bioprodutos, biodiversidades, mudanças climáticas, biotecnologia, entre outras. Não tenho dúvida de que esse acordo vai contribuir tanto para a agricultura brasileira quanto para a italiana”, disse Moretti.

Também presente no encontro, a presidente do Conselho Nacional de Pesquisas (CNR), Maria Chiara Carrozza, afirmou que a colaboração entre pesquisadores dos dois países pode contribuir para o combate às mudanças climáticas, tema bastante debatido na reunião.

“Devemos antecipar o impacto das atividades humanas e sociais sobre o meio ambiente, especialmente em áreas protegidas” no Brasil, defende Carrozza, que ontem discutiu o assunto com a ministra da Ciência e Tecnologia do Brasil, Luciana Santos, no Fórum Nacional do Conselho dos Secretários de Estado para Assuntos de Ciência e Tecnologia.

“Vou trazer muitos sinais positivos para a Itália, a Itália precisa redescobrir o Brasil”, sublinha Carrozza, anunciando que, nesse contexto de reaproximação, a Itália poderá receber profissionais brasileiros, bem como enviar seus pesquisadores para a Amazônia.

Para o embaixador italiano no país, Francesco Azzarello, que também esteve presente no Fórum Nacional do Conselho dos Secretários de Estado para Assuntos de Ciência e Tecnologia do dia anterior, o encontro estreitou os laços já existentes entre os dois países. “Estamos prontos para estender as parcerias com o Brasil na área de ciência e tecnologia, seja em intercâmbio em pesquisas ou em cooperação tecnológico-industriais”, afirmou.

>> VEJA MAIS: Brasil e Itália estreitam laços na área da Ciência e Tecnologia

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 17h09
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.