A embaixada do Brasil em Roma, na Itália, receberá no dia 17 de janeiro a apresentação de um livro que celebrará o bicentenário do nascimento da atriz de teatro italiana Adelaide Ristori (1822-1906). O evento será realizado no Palazzo Pamphilj, na capital italiana, e conta com as colaborações do Museo Biblioteca dell’Attore, em Gênova, e da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
“Di lei attaccatissimo D.Pedro. Epistolario tra Adelaide Ristori e l’ultimo imperatore del Brasile” tem como foco uma série de correspondências trocadas entre a atriz e Dom Pedro II (1825-1891). Os dois cultivaram uma intensa amizade que durou por volta de 20 anos.
O novo livro, que tem curadoria de Alessandra Vanucci, possui 140 cartas trocadas entre a italiana e o imperador. Além disso, os telegramas são ilustrados com fotografias raras e acompanhados por notas para contextualizar o leitor.
Os conteúdos das cartas escritas por Ristori e Dom Pedro II são variados, pois vão de literatura até conhecidos comuns e viagens. (com dados da Ansa)