O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, lançou no último dia 29 de agosto um livro e inaugurou a exposição fotográfica “A Embaixada da Itália em Brasília. Uma viagem fotográfica do Rio ao Planalto Central”. “Quisemos integrar com um acervo de fotografias, muitas desconhecidas, o livro anterior sobre a Embaixada que lançamos em novembro de 2021, de natureza puramente conteudista com contribuições inéditas. Foi um trabalho complexo, para o qual temos um grande apreço”, disse Azzarello durante o evento.
O embaixador ainda ressaltou que a obra literária “está disponível também em formato e-book, gratuitamente, em três idiomas” e que esse é “um documento precioso para ambos os países, mas também para estudiosos e entusiastas a nível internacional, com aspectos político-diplomáticos, socioculturais e jornalísticos”.
O livro tem 232 páginas e passa por diversos fatos marcantes como a sede diplomática no Rio de Janeiro na década de 1920, a construção da embaixada, o nascimento de Brasília e as recentes restaurações na atual sede.
Já a exposição conta com 61 fotografias apresentadas no livro e tem sua apresentação com “cavaletes de cristais” especiais, inspirados nos que foram projetados pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para o Museu de Arte de São Paulo (Masp).
O evento tem entrada gratuita na sede da Embaixada da Itália em Brasília e seguirá aberto ao público até o dia 18 de setembro.
Serviço
Exposição fotográfica: “A Embaixada da Itália em Brasília: um percurso fotográfico do Rio de Janeiro ao Planalto Central”
Valor: Gratuito
Data: Até 18 de setembro
Horários: segunda a sexta das 16h às 19h; sábado, domingo e feriado 10h às 16h
Local: Embaixada da Itália em Brasília (S.E.S. Av. das Nações Quadra 807 Lt. 30).
(com dados da Ansa)