Ponte San Giorgio foi construída no lugar da ponte Morandi, que desabou matando 43 pessoas em agosto de 2018
A Itália inaugura nesta segunda-feira (3) em Gênova a ponte San Giorgio, construída para substituir ponte Morandi. O colapso da antiga estrutura provocou a morte de 43 pessoas em agosto de 2018.
Nesta noite, aviões deixarão um rastro com as cores da bandeira italiana ao passar pela moderna estrutura. A cerimônia oficial terá a presença do presidente italiano, Sergio Mattarella. O nome das vítimas da tragédia serão lidos. A festa, no entanto, é alvo de críticas dos familiares das vítimas, que terão um encontro privado com Mattarella.
A nova ponte foi projetada pelo célebre arquiteto Renzo Piano, nascido em Gênova, autor do Centro Pompidou e do novo Palácio de Justiça de Paris, assim como da Torre The Shard, em Londres.
O seu último trecho foi concluído em abril ainda em pleno confinamento pelo vírus, que matou cerca de 35 mil pessoas no país. Porém, ainda precisava ser pavimentada, passar por testes de resistência e ter painéis solares instalados.
Tragédia
Em 14 de agosto de 2018, a ponte Morandi, por onde passava a rodovia A10, ligando cidades no Norte da Itália ao Sul da França, desabou e sepultou dezenas de veículos em uma área bastante habitada da cidade portuária. Entre as 43 vítimas, estavam quatro crianças. A tragédia ocorreu pela manhã durante uma forte chuva que atingia a região.
(com dados do G1)