A 35ª edição do European Film Awards (EFA), que acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, em Reykjavik, na Islândia, homenageará o cineasta italiano Marco Bellocchio com o “Prêmio de Narrativa Inovadora” por sua minissérie “Noite Exterior”. A obra com seis episódios narra o sequestro e assassinato do ex-primeiro-ministro Aldo Moro, em 1978, pelo grupo terrorista Brigadas Vermelhas. A produção irá ao ar na RAI 1 nos próximos dias 14, 15 e 17 de novembro.
“Estou obviamente feliz com o prestigioso prêmio e agradecido. No passado tive muitas indicações para o EFA, pela primeira vez um trabalho é premiado, que curiosamente é o meu primeiro trabalho na televisão”, declarou o diretor italiano.
A European Film Academy introduziu esta nova categoria em 2020 para refletir as mudanças no cenário cinematográfico e celebrar as grandes conquistas inovadoras da narrativa europeia.
Com mais de 50 anos de carreira, Bellocchio conquistou o Urso de Prata em 1991, com “A Condenação”. Já em 2009, ele venceu o “David di Donatello”, o Oscar da Itália, como “melhor diretor” por “Vincere”, e em 2020 levou o troféu na categoria “melhor filme” com “O Traidor”.
O cineasta italiano também já recebeu o “Leão de Ouro” por sua carreira em 2011 e uma Palma de Ouro de Honra em 2021. (com dados da Ansa)