Início » Diretor convidado do 8½ Festa do Cinema Italiano participa de evento sobre adaptações literárias para o cinema

Diretor convidado do 8½ Festa do Cinema Italiano participa de evento sobre adaptações literárias para o cinema

26 de junho de 2024 - Por Comunità Italiana
Diretor convidado do 8½ Festa do Cinema Italiano participa de evento sobre adaptações literárias para o cinema

Convidado de honra da edição de 2024 do 8½ Festa do Cinema Italiano, o diretor italiano Daniele Luchetti vem ao Brasil apresentar seu novo filme, o longa “Segredos” (Confidenza), uma adaptação do romance do escritor Domenico Starnone.

Em parceria com o festival, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo convida para FARE CINEMA 2024 – VII EDIÇÃO ESCREVER PARA O CINEMA – DA LITERATURA À TELA, uma conversa entre o diretor e o tradutor Maurício Santana Dias, responsável pela tradução dos livros de Starnone para o português. Na ocasião, os dois conversarão sobre a obra do escritor italiano, um dos expoentes de sua geração, e os desafios de se adaptar obras literárias para o cinema. O encontro será nesta quarta-feira, dia 26/6a partir das 19h, na sede do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com entrada gratuita. Durante o evento, serão exibidos trechos de alguns filmes dirigidos por Luchetti.

O encontro ocorre durante o Fare Cinema, evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália desde 2018. A iniciativa busca difundir o cinema italiano no exterior através de atividades realizadas pela rede diplomática italiana e os Institutos Italianos de Cultura com o objetivo de valorizar a indústria do setor e seus profissionais.

Daniele Luchetti é diretor, roteirista e ator italiano, com obras como “Meu Irmão é Filho Único”, “Laços”, “A Nossa Vida” e “Amiga Genial”. O longa “Segredos”, seu mais recente trabalho, é uma adaptação do romance do autor italiano Domenico Starnone, protagonizada pelo ator Elio Germano: dois amigos decidem confessar segredos, em muitos casos obscuros, e o que era uma brincadeira nos leva a questionar profundamente sobre a natureza humana. O filme foi apresentado com sucesso no festival de Rotterdam.

Maurício Santana Dias é livre-docente em Letras Modernas na USP e tradutor. Recebeu em 2019 o Premio Nazionale di Traduzione do Ministério da Cultura da Itália (MiBACT) e o Prêmio Paulo Rónai, da FBN, em 2008 e 2022. Além de Domenico Starnone, traduziu e organizou obras de Natalia Ginzburg, Bassani, Boccaccio, Calvino, Dante, Ferrante, Lampedusa, Maquiavel, Pasolini, Pavese, Pirandello, entre outros.

8½ Festa do Cinema Italiano é um dos principais eventos dedicados à cultura italiana no Brasil, que ocorrerá entre 27 de junho e 3 de julho. É uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil, com o apoio da Embaixada da Itália e da rede diplomático-consular italiana no Brasil, dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo e da Cinecittà. Até o momento, a programação foi confirmada em 19 cidades e 24 salas de cinema. Entre elas: Aracajú, Vitória, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

Serviço

FARE CINEMA 2024 – VII EDIÇÃO | ESCREVER PARA O CINEMA – DA LITERATURA À TELA
Encontro com Daniele Luchetti. Com a participação de Maurício Santana Dias
Mediação de Margherita Marziali
Dia 26/6, a partir das 19h.
Endereço: Instituto Italiano de Cultura de São Paulo – Av. Higienópolis, 436.
Entrada gratuita
Inscrições no site: https://iicsanpaolo.esteri.it/pt/gli_eventi/calendario/cinema-encontro-com-o-cineasta-italiano-daniele-luchetti/

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 08h01
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.