Uma parlamentar do partido populista Movimento 5 Estrelas (M5S) se tornou nesta quarta-feira (7) a primeira mulher a amamentar seu bebê recém-nascido na Câmara dos Deputados da Itália. Gilda Sportiello, de 36 anos, sentou-se com o filho nos bancos superiores durante a votação de um decreto sobre a administração pública e começou a amamentar o bebê, recebendo aplausos unânimes de seus colegas.
O menino usava um gorro para proteger a cabeça do potente ar-condicionado do plenário da Câmara e se manteve calmo durante a amamentação. Em seguida, outras parlamentares foram até Sportiello e a cumprimentaram pelo gesto inédito.
“Hoje é um dia histórico”, comemorou a deputada Valentina D’Orso, também do M5S. “Finalmente se concretiza uma modificação regulamentar que permite a entrada no plenário de menores de idade”, reforçou Francesco Silvestri, líder do partido na Câmara. “É um exemplo para muitos empregadores públicos e privados”, acrescentou.
A Itália é governada pela primeira vez em sua história por uma mulher, Giorgia Meloni, de direita, mas a participação feminina na política ainda é pequena, ocupando apenas um terço dos assentos no Parlamento. (com dados da Ansa)