Início » Cúpula informal sobre situação na Ucrânia reúne líderes europeus

Cúpula informal sobre situação na Ucrânia reúne líderes europeus

18 de fevereiro de 2025 - Por Comunità Italiana
Cúpula informal sobre situação na Ucrânia reúne líderes europeus

Os chefes-de-estado europeus se reuniram nesta segunda-feira (17/2) no Palácio do Eliseu, em Paris, a convite do presidente da França, Emmanuel Macron, para uma cúpula informal sobre a Ucrânia e a defesa do continente.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse à emissora BBC que o destino de Kiev “não é apenas uma questão do futuro” da nação, mas “existencial para a Europa como um todo”. Ele ainda mencionou um “ponto de virada geracional para a segurança coletiva europeia e britânica”, além de ter insistido que apenas uma “paz duradoura que proteja a soberania ucraniana atuará como um impeditivo para futuras agressões de Vladimir Putin”.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, foi outro líder que falou com a imprensa após a cúpula informal. O político defendeu que “não pode haver paz imposta que a Ucrânia tenha que aceitar”. “Está claro para nós que o país deve seguir seu próprio caminho na União Europeia, deve ser capaz de defender sua democracia e soberania e ser capaz de manter um Exército forte. Tudo isso é inegociável”, declarou.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte , escreveu nas redes sociais que a Europa está “pronta e disposta a dar um passo à frente” e “fornecer garantias de segurança à Ucrânia”, além de “investir muito mais”.

(dados da Ansa e CNN Brasil)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários