Início » Cidade de Santos inaugura mural em homenagem aos 150 anos da imigração italiana

Cidade de Santos inaugura mural em homenagem aos 150 anos da imigração italiana

05 de março de 2024 - Por Comunità Italiana
Cidade de Santos inaugura mural em homenagem aos 150 anos da imigração italiana

A cidade de Santos, no litoral paulista, inaugurou no último sábado (2) um mural artístico que retrata a travessia oceânica de imigrantes italianos para o Brasil há 150 anos. A obra está localizada na Rua Tuiuti, em frente ao futuro Parque Valongo, e foi revelada na presença do prefeito de Santos, Rogério Santos, do presidente da Fundação Museu Nacional da Emigração (MEI), Paolo Masini, e do vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi.

“A cultura é a melhor forma de unir as pessoas. Além de reunir Gênova e Santos neste mural e revitalizar a Região Central, estamos revivendo a história e preservando a memória dos imigrantes italianos em Santos”, destacou o prefeito de Santos.

O mural, além de relembrar a épica história dos italianos que emigraram para o Brasil, eterniza a união entre as cidades de Santos e Gênova, que também iniciaram uma colaboração para se tornarem capitais mundiais da migração, promovendo o turismo de raízes.

A arte retrata a viagem dos emigrantes de Gênova ao exterior, com a “Lanterna” em primeiro plano, símbolo da cidade italiana que tem 77 metros de altura, sendo o farol mais alto do Mediterrâneo.

A obra, realizada no centro histórico de Santos no âmbito de um projeto de reabilitação urbana à beira-mar, intitula-se “Um Mar de Esperança”.

A narrativa do mural se desenvolve em torno da figura de uma mulher que observa seu navio navegar de Gênova em direção a Santos. No centro da pintura são retratados os objetos simbólicos dos emigrantes, como malas, ramos de café e pássaros.

No quadrante esquerdo do mural, aparece a chegada à cidade brasileira. A curadoria e criação da obra são de responsabilidade da italiana Giulia Lavinia Lupo, formada em linguagens midiáticas e que atualmente colabora com o consulado italiano.

Durante a cerimônia de inauguração, o vice-prefeito de Gênova afirmou também que a cidade italiana também terá um mural dedicado aos 150 anos da imigração para o Brasil e destacou terá uma menção a Santos na sua área portuária.

Segundo Piciocchi, a iniciativa tem como objetivo reforçar as ligações culturais que as duas cidades têm.

Os projetos da geminação italiana – que torna Santos e Gênova cidades-irmãs, cujo termo foi assinado na última sexta (1º) – e da criação do mural surgiram durante reuniões de representantes da Prefeitura com a equipe da Società Italiana di Santos. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 12h19
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.