Início » Cidade de Roma é alvo de pichações antissemitas

Cidade de Roma é alvo de pichações antissemitas

10 de novembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Cidade de Roma é alvo de pichações antissemitas

Em meio ao conflito no Oriente Médio entre o grupo fundamentalista islâmico Hamas e Israel, a cidade de Roma, na Itália, foi alvo na quinta-feira (9) de pichações antissemitas. Os responsáveis ainda não foram identificados, mas seus atos se concentraram no bairro Trastevere e no histórico “gueto” da capital, que tiveram alguns muros pichados com uma estrela de Davi e uma suástica ligadas por um sinal de igual.

As mensagens de ódio apareceram na Piazza di Monte Savello, na via di Monte Savello, e na Piazza delle Cinque Scole, nas proximidades da Grande Sinagoga de Roma. As forças de ordem abriram uma investigação sobre o caso.

As autoridades municipais também iniciaram o processo de limpeza dos muros vandalizados.

“Os escritos nazifascistas que apareceram em alguns muros da cidade são inaceitáveis. Um ato ignóbil que condenamos e ofende toda Roma. Não iremos abrir espaço para o ódio antissemita e qualquer forma de intolerância”, disse Roberto Gualtieri, prefeito de Roma.

Em outro ato antissemita na Itália, uma professora de matemática de uma escola de Roncade, na província de Treviso, divulgou uma mensagem nas redes sociais dizendo que o ditador nazista “Adolf Hitler estava certo sobre os judeus”.

Apesar de Hanane Hammoud ter pedido desculpas pela mensagem, ela deverá ser suspensa da instituição de ensino que trabalha.

Senadora Liliana Segre rechaça antissemitismo

Liliana Segre, senadora vitalícia da Itália e sobrevivente do Holocausto, pediu repúdio universal na quinta-feira à guerra, ao antissemitismo e ao racismo.

“Dois dias atrás estive na Sinagoga de Milão para lembrar as vítimas do atentado terrorista de 7 de outubro. Estava presente o representante da Comunidade Islâmica do Mosteiro de Milão, que declarou: ‘condenemos firmemente qualquer hostilidade contra os judeus na Europa e no mundo, e façamos oposição a qualquer instigação ao antissemitismo'”, disse.

“Concluiu falando dos ‘dramáticos momentos que estamos vivendo com vocês’. Eis: repúdio à guerra, ao racismo, ao antissemitismo, com solidariedade. Deve ser um soar comum entre seres humanos”, afirmou.

“Na Itália e na Europa houve manifestações de antissemitismo que requerem uma ação decidida das instituições e um empenho convergente de todas as forças políticas”, pediu a política. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 20h23
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.