Primeiro africano negro a vencer uma etapa da tradicional competição de ciclismo, Biniam Girmay deixa a disputa por causa de acidente no pódio
O ciclista Biniam Girmay, de 22 anos, tornou-se, na terça-feira (17), o primeiro africano negro a vencer uma etapa do Giro da Itália, uma das provas mais tradicionais do ciclismo internacional. O feito do atleta da Eritreia, porém, teve um desfecho insólito. Ele feriu o olho esquerdo com a rolha de espumante no pódio. Nesta quarta-feira (18), a equipe Intermarché Wanty confirmou que Girmay teve de abandonar a competição por causa do ferimento.
“Não comecei a corrida nesta quarta por causa do meu olho. Preciso de descanso para dar mais energia ao olho”, disse Girmay.
Biniam Girmay foi parar num hospital na cidade de Jesi. Os médicos avaliaram que seguir no Giro da Itália poderia aumentar o risco de hemorragia no olho do ciclista.
“Sua lesão está evoluindo na direção certa e será acompanhada por uma equipe médica nos próximos dias. Para minimizar o risco de expansão da hemorragia e da pressão intraocular, é fortemente recomendado evitar a atividade física”, explicou Piet Daneels, médico da equipe de Girmay.
O ciclista eritreu estava na segunda posição na disputa por pontos do Giro da Itália. Em dez etapas, conseguiu seis Top 5, incluindo a vitória na terça-feira, quando percorreu os 196 km entre Pescara e Jesi em 4h32min07s, superando o favorito, o holandês Mathieu van der Poe.
(com dados do Ge)