No sábado 17 de agosto, desembarcou no porto do Rio de Janeiro o primeiro exemplar da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR.
Fabricado pelos italianos do Consórcio Iveco-OTO Melara (CIO), o Centauro II-BR faz parte do projeto de modernização das forças blindadas do país. Em 2022, o Brasil assinou um contrato de € 900 milhões (5 bilhões de reais) de compra de 98 VBC CAV, conjunto que será o mais moderno e potente de seu tipo em operação na América do Sul.
Após a conclusão das formalidades aduaneiras, a viatura será enviada para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), que espera sua chegada até o dia 02 de setembro, para iniciar as avaliações finais de aceitação pela Força Terrestre. A segunda viatura Centauro II BR foi embarcada no dia 06 de agosto, do porto de La Spezia, na Itália, e tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro em 31 de agosto. A previsão é que as avaliações sejam finalizadas até dezembro. Os testes e avaliações fazem parte do contrato de aquisição, e o acordo prevê a entrega de outros 96 veículos.
O modelo Centauro II BR, selecionado pelo Exército Brasileiro, é considerado o melhor blindado de sua categoria e a entrada em serviço revolucionará toda a Arma de Cavalaria.
(informações do Estadão e Tecnologia e Defesa)