Início » Chanceler da Itália diz que governo trabalha para evacuar maior número de italianos de Gaza

Chanceler da Itália diz que governo trabalha para evacuar maior número de italianos de Gaza

16 de outubro de 2023 - Por Comunità Italiana
Chanceler da Itália diz que governo trabalha para evacuar maior número de italianos de Gaza

O Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, declarou no domingo (15) que a prioridade de Roma “é retirar de Gaza o maior número possível de italianos em risco”. Em entrevista na rádio RTL, o chanceler explicou que o governo da premiê Giorgia Meloni está tentando retirar um grupo de italianos que foi para a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, que faz fronteira com o Egito.

Segundo Tajani, há pelo menos 12 pessoas, sendo que alguns são ítalo-palestinos. Por isso, eles devem ser retirados de lá assim que houver um acordo entre os israelenses e os egípcios para evacuar os estrangeiros da Faixa de Gaza. 

“Estamos a trabalhar intensamente com o nosso consulado em Jerusalém, com nossa Embaixada no Cairo para retirar estes nossos compatriotas de Gaza”, acrescentou ele, enfatizando que “a prioridade de proteger a segurança dos italianos está tornando-se uma realidade”.

Tajani também revelou que a Itália evacuou do território israelense todos os cidadãos italianos que pediram para deixar o país. “Todos os pedidos de italianos que queriam regressar de Israel também foram aceitos”, garantiu. 

Durante a entrevista, o vice-premiê também disse que, até o momento, não há evidências de uma ameaça terrorista iminente na Itália, após a eclosão da guerra entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas e o assassinato de um professor por uma jovem extremista na França.

“A Itália está fazendo tudo o que precisa ser feito para garantir a segurança dos nossos cidadãos, começando pelos judeus”, confirmou. “Não há risco iminente, mas nada deve ser subestimado”. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h01
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.