O “Welcomed”, centro de saúde dedicado a crianças e famílias, especialmente aos mais vulneráveis, abriu sua terceira sede em Milão. O espaço na via degli Olivetani tem mais de 668 metros quadrados, em dois andares, com 17 consultórios de diferentes especialidades, uma academia e um espaço dedicado ao reforço dos estudos e cursos para pais.
Em todas as sedes, a oferta total agora chega a 31 consultórios especializados e mais de 1,1 mil metros quadrados dedicados à saúde das crianças e suas famílias.
Nos primeiros seis meses de 2023, foram realizados 6.887 atendimentos gratuitos pela Welcomed, sendo 70% deles para menores.
Nesses locais, foi criada a “consulta suspensa”, mas o termo não tem nada a ver com cancelamento ou adiamento. A modalidade segue a tradição do “café suspenso”, nascido em Nápoles. A prática consiste em pedir um café e pagar por dois, para que o segundo seja oferecido a alguém que não tenha condição de pagar.
Nesse caso, assim como o café “suspenso” até que chegue alguém precisando, a consulta fica “suspensa” para quem não puder receber um tratamento de saúde de qualidade. A própria Welcomed reinveste na “consulta suspensa” a cada procedimento bem-sucedido, mas também recebe fundos de indivíduos, empresas, fundações e entes públicos.
Desde 2016, foram realizadas 35.968 consultas gratuitas, com 70% dos pacientes com menos de 14 anos.
“Os procedimentos gratuitos são destinados a quem tem um ISEE [instrumento que mede a condição de vida com base na renda anual e no patrimônio] abaixo de 8 mil euros [R$ 42,5 mil]”, explicou Paolo Colonna, presidente da Welcomed Ets.
Em 2023, também foi criada a “consulta suspensa parcial” para aqueles com um ISEE de até 15 mil euros (R$79,8 mil): “Até a classe média da cidade pode estar em crise se houver um tratamento que precise ser mais prolongado “, concluiu Giulia Di Donato, CEO da Welcomed. (com dados de agências internacionais)