A Exposição Universal de 2030 será realizada em Riad, capital da Arábia Saudita, em mais uma ação do país para tentar modernizar sua imagem diante do público internacional. A cidade recebeu 119 votos em uma eleição realizada na terça-feira (28), em Issy-les-Moulineaux, nos arredores de Paris, pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE), superando Busan, na Coreia do Sul (29 votos), e Roma, capital da Itália (17), por larga vantagem.
Essa será a segunda Expo no mundo árabe, juntando-se à edição de 2020/21, realizada em Dubai. A Itália, por sua vez, sediou o evento recentemente, em 2015, na cidade de Milão.
Riad era favorita na disputa, mas a votação foi muito acima do esperado até pelos próprios sauditas, que receberam o resultado com festa em Issy-les-Moulineaux.
A Exposição Universal reúne dezenas de países do mundo todo, que montam pavilhões para promover aspectos determinados de sua cultura durante seis meses no país sede.
Brasil descumpre promessa de votar em Roma para sediar Expo 2030
O Brasil não cumpriu a promessa feita à Itália por Lula de votar na candidatura de Roma para sediar a Exposição Universal de 2030 porque não participou das eleições, organizadas pelo Bureau International des Expositions (BIE) em Paris.
No último sábado (25), o Itamaraty havia informado à revista Comunità Italiana que o pagamento da taxa associativa ao BIE, no valor de US$ 300 mil, ainda não havia sido realizado.
O prazo expirou na segunda-feira (27) e o valor não foi pago.