Anúncio foi feito pelo ministro do esporte do país, Vincenzo Spadafora, após reunião com autoridades do futebol. Copa da Itália retorna uma semana antes, no dia 13
Depois do Campeonato Inglês anunciar a volta para junho, foi a vez da Itália seguir o mesmo caminho. O ministro do esporte do país, Vincenzo Sapadafora, revelou que a Serie A será retomada no dia 20 do próximo mês, depois de se reunir por videoconferência com autoridades do futebol local, como a Federação Italiana (Figc), jogadores, treinadores e árbitros.
No entanto, será a Copa da Itália que vai marcar a volta do futebol no país, no dia 13 de junho, de acordo com informação do jornal “La Gazzetta dello Sport”. A competição está na fase semifinal, com as partidas de volta entre Juventus e Milan e Napoli contra a Inter de Milão a serem jogadas. No dia 17, antes mesmo da retomada do campeonato, a final da competição será disputada em Roma. Todos os jogos não terão a presença de público.
“A reunião foi muito positiva. A Itália está retomando a vida normal e é certo que o futebol também deve retomar; com isso, podemos dizer que o campeonato voltará em 20 de junho. Se a curva dos contágios mudar e o campeonato for forçado a parar novamente, a Figc me garantiu que existe um plano B, os playoffs, e um plano C também”, afirmou Spadafora.
Paralisado desde 9 de março, a expectativa é que o torneio possa terminar no dia 31 de agosto. Das cinco grandes ligas europeias, a italiana é aquela com mais partidas a serem disputadas: são 12 rodadas completas mais oito jogos que ficaram pendentes.
O protocolo de saúde da Figc permanece idêntico ao da retomada dos treinamentos. Se um atleta for infectado pelo coronavírus, o time todo deve ser posto de quarentena. No entanto, essa medida pode ser flexibilizada com a curva de contágios descendente da Covid-19 na Itália.
A reunião também tratou da volta da segunda divisão, confirmada também para 20 de junho. Não há datas, ainda, para o retorno do campeonato feminino nem da terceira divisão. Na próxima semana, a Figc vai se reunir novamente para tentar resolver essas pendências. (com dados do GE)