O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou que o Brasil fechou nesta sexta-feira, 11/10, um acordo de cooperação internacional com a Itália para combater o tráfico de drogas e o crime organizado, depois que se reuniu com o procurador-geral Antimáfia e Antiterrorismo da Itália, Giovanni Melillo, durante um evento em Roma. A medida tem como objetivo reforçar a troca de informações entre as autoridades das duas nações e evitar possíveis alianças de facções brasileiras com a máfia italiana.
“O procurador nacional antimáfia afirmou que seu país gostaria de aprender o modus operandi das organizações criminosas brasileiras. Nós já sabemos como opera a máfia italiana. São formas diferentes de atuação e queremos trocar informações sobre isso”, declarou o ministro.
Além de ter se reunido com Giovanni Melillo, procurador antimáfia e antiterrorismo, e com Vittorio Pisani, chefe da Polícia de Estado, Lewandowski conversou com seu homólogo italiano, Carlo Nordio, para discutir a cooperação jurídica entre os dois países em questões civis e criminais. As autoridades também falaram sobre a complexidade dos temas relacionados à inteligência artificial, a proteção dos direitos humanos e o potencial que as novas tecnologias oferecem para a inovação e o desenvolvimento socioeconômico das nações. O memorando fechado entre Brasil e Itália será assinado durante a Cúpula de Líderes do G20, marcado para acontecer em novembro, no Rio de Janeiro. No acordo, estão previstas trocas de informações em caráter permanente entre as forças de segurança brasileiras e italianas.