Objetivo é fortalecer a cooperação bilateral entre as duas agências
Os presidentes das autoridades de defesa da concorrência do Brasil e da Itália, Alexandre Barreto e Roberto Rustichelli, assinaram na terça-feira (11), na sede do Cade, um Convênio Interinstitucional para fortalecer a cooperação bilateral entre as duas agências.
O Brasil e a Itália são parceiros econômicos de longa data, como pode ser observado por meio de seus históricos de intercâmbio comercial, investimento estrangeiro direto e presença comercial bilateral. Essa iniciativa de cooperação ocorre em um momento de rápidas transformações ocasionadas pela globalização e o advento de uma economia digital. As autoridades de defesa da concorrência têm se deparado com mercados cada vez mais complexos e desafios sem precedentes que requerem um grau cada vez maior de cooperação.
O documento assinado prevê ampla cooperação em diversas áreas, incluindo a promoção de debates, o compartilhamento de experiências e a adoção de melhores práticas em direito e política da concorrência.
O objetivo é reforçar a capacidade de ambas as autoridades de lidar com falhas de mercado, práticas anticoncorrenciais e atos de concentração transfronteiriços, para propiciar condições de mercado mais justas e competitivas.
O Convênio Interinstitucional foi apresentado ontem (13) em São Paulo, para um público de empresas italianas ativas atualmente no Brasil.
Os presidentes de ambas as agências participaram da conferência organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) com a colaboração da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM).