Início » Autoridade Antitruste da Itália multa Amazon em 10 milhões de euros

Autoridade Antitruste da Itália multa Amazon em 10 milhões de euros

25 de abril de 2024 - Por Comunità Italiana
Autoridade Antitruste da Itália multa Amazon em 10 milhões de euros

A Autoridade Antitruste da Itália multou a gigante americana de comércio eletrônico Amazon em 10 milhões de euros (R$ 55 milhões) por prática comercial desleal. A sanção se deve ao fato de uma ampla seleção de produtos na plataforma ter a opção “compra periódica” pré-definida, em detrimento da “compra única”.  

“Desse modo, limita-se de modo considerável a liberdade de escolha dos consumidores. A predefinição de compra recorrente induz a adquirir um produto periodicamente – mesmo sem ter necessidade -, limitando assim a faculdade de escolha”, disse o órgão antitruste italiano.   

O processo também incluía a predefinição do modelo de “entrega rápida” a pagamento, mas a autarquia acatou o compromisso da Amazon de predefinir apenas a opção de entrega gratuita. No entanto, a multinacional disse discordar “veementemente” da multa de 10 milhões de euros e prometeu recorrer. “Os clientes se beneficiam todos os dias do programa ‘Inscreva-se e economize’, poupando dinheiro e tempo na entrega periódica de produtos que utilizam regularmente”, alegou a empresa.   

A multa também não agradou à Associação Nacional de Consumidores (Assoutenti), que achou o valor muito baixo. “Uma sanção de 10 milhões de euros para um colosso bilionário como a Amazon parece totalmente insuficiente”, afirmou a entidade. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 21h07
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.