O ator Russell Crowe, que protagonizou o filme “Gladiador”, pediu votos para a candidatura da cidade de Roma, na Itália, para receber a edição de 2030 da Exposição Universal. “Roma não é apenas a capital da Itália, é uma das capitais do mundo. Expo 2030, ao meu sinal, liberte a humanidade”, disse o neozelandês, repetindo uma de suas frases mais famosas no longa lançado em 2000.
Essa não é a primeira vez que Crowe apoia Roma em sua tentativa de sediar o megaevento. Em 2022, durante uma apresentação do projeto na prefeitura, o artista enfatizou que é o “apoiador número um” da candidatura.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que todo o país está torcendo pela capital, mas alertou que a missão de superar os projetos de Riad, na Arábia Saudita, e de Busan, na Coreia do Sul, será desafiadora.
A Expo é um megaevento que ocorre a cada cinco anos e exibe pavilhões montados por dezenas de países durante cerca de seis meses. A Itália já organizou a edição de 2015, que foi em Milão e recebeu quase 21,5 milhões de visitantes. (com dados da Ansa)