Início » Arqueólogos italianos descobrem espécie de ‘restaurante’ de 3,5 mil anos no Azerbaijão

Arqueólogos italianos descobrem espécie de ‘restaurante’ de 3,5 mil anos no Azerbaijão

08 de julho de 2024 - Por Comunità Italiana
Arqueólogos italianos descobrem espécie de ‘restaurante’ de 3,5 mil anos no Azerbaijão

Um grupo de arqueólogos italianos descobriu uma espécie de restaurante de 3,5 mil anos que teria sido frequentado pelos povos nômades do sul do Cáucaso. Os artefatos que sobreviveram ao tempo foram achados em Tava Tepe, no Azerbaijão, por uma equipe de especialistas dirigida pelo professor Nicola Laneri, da Universidade de Catania.   

A indicação de que o lugar havia sido um tipo de restaurante foi confirmada pelas inúmeras louças de cerâmica e alojamentos para braseiros encontrados na área. O espaço tinha condições de cozinhar para muitas pessoas.   

O restaurante ficava localizado em uma posição panorâmica, claramente visível para os viajantes que andavam ao longo do vale que percorre o rio Kura.   

“É difícil encontrar assentamentos como este desta época, então todos nós que lidamos com esta região estamos interessados em ver como a população nômade foi transformada”, disse Laneri.   

“Encontramos um depósito de objetos de cerâmica e não sabíamos os motivos. Depois surgiu uma área que continha pilhas de cinzas e ossos de animais, além de restos de braseiros que serviam para cozinhar alimentos. Na ‘cozinha’ encontramos algumas fichas de barro com pegadas humanas”, acrescentou.   

O próximo passo da equipe de arqueólogos é entender se as pessoas se reuniam no local com uma intenção cerimonial ou se o espaço realmente era um serviço para viajantes. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h08
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.