Início » Aproximando Itália e Brasil

Aproximando Itália e Brasil

15 de maio de 2024 - Por Comunità Italiana

Ministro de Negócios e do Made in Italy, Adolfo Urso recebeu, em Roma, o troféu Comunità Italiana 2024 como reconhecimento pelo seu trabalho para aproximar ainda mais os dois países

As comemorações pelos 30 anos da revista Comunità Italiana chegaram a Roma. Na Cidade Eterna, capital da Itália, o diretor-presidente da Comunità, o jornalista Pietro Pegralia, entregou, no dia 10 de maio, ao ministro dos Negócios e do Made in Italy, Adolfo Urso, o troféu ComunitàItaliana, que reconhece as personalidades que contribuem para o progresso das relações entre os dois países.

Em sua conta da rede social X, Urso declarou: “Agradeço ao diretor Pietro Petraglia por me conceder o troféu ComunitàItaliana 2024, iniciativa da revista homônima nascida há trinta anos para promover as relações culturais, sociais e comerciais entre a Itália e o Brasil. É uma honra ser considerado uma das personalidades que contribuíram para a promoção das relações econômicas e industriais bilaterais entre os dois países.”

A premiação foi criada em 2009, com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília e do Instituto Italiano de Comércio Exterior. Desde então, a tradicional revista homenageia chefes de estado e grandes líderes com este já tradicional troféu.

— Sinto-me honrado em compartilhar a alegria em anunciar a entrega do troféu ComunitàItaliana 2024 ao ministro Adolfo Urso — discursou Petraglia na cerimônia, em Roma, durante a qual foi entregue ao ministro a escultura idealizada com a imagem do Cristo Redentor e do Coliseu.

A cerimônia contou com a presença de um representante da comunidade italiana residente no Brasil, no caso, o executivo italiano Francesco Moliterni, presidente da Leonardo do Brasil.

Nascido em Pádua, Urso formou-se em sociologia pela Universidade Sapienza de Roma. Jornalista profissional desde 1983, ele trabalhou em Roma e em Nápoles.

O ministro é um dos fundadores do partido político italiano Alleanza Nazionale, entre 1993 e 1995. Ele foi também coordenador nacional da comissão promotora e organizador do Congresso Fiuggi, em 1995. Em 2008, ajudou a fundar o partido Popolo della Libertà, e em 2013 ingressou no partido Fratelli d’Italia.

No Parlamento italiano, Urso foi deputado de 1994 a 2013, ao longo de cinco mandatos legislativos. Durante esse período, ele foi nomeado vice-ministro do Desenvolvimento Econômico responsável pelo Comércio Externo no segundo e quarto governos de Silvio Berlusconi, notadamente em 2001-2006 e em 2009-2010.

Em 2018, Urso foi eleito membro do Senado pela região de Vêneto na lista política Fratelli d’Italia. Foi chefe do departamento de atividades empresariais e produtivas do partido até junho de 2021, ano em que foi nomeado presidente da Comissão Parlamentar de Segurança da República (Copasir).

Nas eleições de 25 de setembro de 2022, Adolfo Urso foi eleito membro do Senado pelo círculo eleitoral da região do Vêneto. Em novembro do mesmo ano, assumiu a coordenação da política espacial e aeroespacial do país.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 21h12
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.