Pietro 01 EDITORIALAos 21 anos, tenta trabalhar na fábrica da Fiat como mecânico, mas é recusado. Quem diria que este rapaz, que conseguiu empregos em pequenas oficinas, criaria a maior paixão do mundo automobilístico? Enzo Anselmo Ferrari também correu nas pistas como piloto corajoso da Alfa Romeo e se tornou um dos personagens mais influentes do mundo ao criar a Scuderia Ferrari. A essa história de 70 anos da marca dedicamos a Comunità deste mês.
Poucos empreendedores são capazes de criar um mito. A Itália traz grandes exemplos de homens e mulheres que lutaram para construir símbolos de excelência. Mesmo no fechamento desta edição, chega a notícia de outro pioneiro do Made in Italy. Carlo Riva, considerado um gênio da náutica, faleceu em sua casa, no lago d’Iseo, aos 95 anos. Ele transformou uma empresa familiar, fundada em 1842, na maior referência internacional para os mares. Seus barcos de madeira tinham detalhes artesanais impecáveis e conquistaram Vips, chefes de Estado e estrelas, de Anita Ekberg a Carolina di Monaco. Usados no cinema em filmes de James Bond, seus iates se transformaram em símbolo de design tutelados como bens artísticos. E não por acaso recebiam o apelido de “Ferrari do mar”.
São carreiras que inspiram todos que buscam uma referência de percurso empresarial, de estilo, de criação ou simplesmente de tenacidade. As comemorações da Ferrari começaram em março e se estenderão ao longo do ano. Já para Carlo Riva será dedicado o salão náutico de Gênova, que acontece entre os dias 21 e 26 de setembro.
Histórias inspiradoras também surgem da epopeia da imigração. Essa gente, que partiu literalmente para o mundo, deixa traços nos lugares mais impensáveis. Um marinheiro de Viareggio que girava os mares partiu do porto de Valparaiso em 15 de junho de 1896 em direção a Rapa Nui. Mas uma forte tempestade afunda o barco e a maioria da tripulação morre. Raffaele Cardinali nadou até a costa da Ilha de Páscoa. Foi acudido nos braços de uma mulher que tratou muito bem dele. Tanto que esse náufrago decidiu ficar por lá, onde se apaixonou e teve a filha Maria Angela Carmen Cardinali. Parece ficção, mas aquele sobrenome entrou para a história dessa ilha do Oceano Pacífico que pertence ao Chile e a neta de Raffaele se elegeu governadora há sete anos.
Não falta emoção nas veias de povos que deixaram famílias para se salvarem de situações severas deixadas por fenômenos como as guerras. Neste número, trazemos uma reportagem sobre italianos e seus descendentes na cidade de Niterói. O leitor poderá conhecer um pouco do legado de alguns nomes que ajudaram a desenvolver este município que tem a maior renda per capita do Brasil e está nas primeiras colocações de qualidade de vida do País. A antiga capital do estado do Rio de Janeiro abriga a sede da italiana Enel, tem o segundo maior acervo do arquiteto Oscar Niemeyer e tem projetos de melhorias em andamento, como explica o atual prefeito reeleito Rodrigo Neves.
Para finalizar, gostaria de lembrar que pesquisadores identificaram mais de 60 mil espécies no patrimônio da biodiversidade de árvores no planeta. O maior número de espécies está aqui, onde justamente uma árvore chamada Pau Brasil deu nome a esta nação. A Itália, que tem mais de 30% do território coberto por florestas, detém o recorde europeu de espécies vegetais.
Nossa revista é feita com papel 100% reciclável. Vamos cuidar, com a paixão que nos move, do nosso ecossistema.
Boa leitura!