cosenostre

cosenostre2O governador Raimundo Colombo recebeu o embaixador Antonio Bernardini, no dia 28 de março, em Florianópolis. No encontro foram abordados os investimentos em educação, cultura, turismo e economia. “As relações entre Santa Catarina e Itália são fortes em todo contexto cultural, econômico, social. Hoje falamos também da questão da carne. A entrada do produto na comunidade europeia e é muito importante a ajuda do embaixador. Temos uma balança comercial bem expressiva em relação ao que exportamos e importamos da Itália e isso faz com que trabalhemos em conjunto para que possamos ampliar, aperfeiçoar e aprimorar as relações”, afirmou o governador. “Temos uma grande comunidade, uma presença econômica forte, além da cultura”, ressaltou o embaixador.

Doria prepara missão à Itália
Em busca de uma aproximação com a comunidade italiana para possíveis parcerias, o prefeito de São Paulo, João Doria, se reuniu em 9 de março com o embaixador italiano Antonio Bernardini. Também participaram do encontro o cônsul-geral, Michele Pala, o vice-cônsul, Simone Panfili, a primeira-secretária da Embaixada, Alessandra Crimi, e os secretários de Relações Internacionais, Julio Serson e Affonso Massot. Durante o encontro, Doria anunciou uma missão da prefeitura à Itália junto com a iniciativa privada da cidade, agendada para os dias 12 e 13 de outubro.

Italianos adotam mais
Das 115 adoções internacionais realizadas em 2016 no Brasil, 92 foram feitas por casais italianos. Houve ainda 12 adoções por pretendentes dos Estados Unidos, nove por franceses e dois por espanhóis. O maior número de crianças estava em São Paulo. Outras 17 saíram de Pernambuco, 16 do Paraná, 13 de Santa Catarina e 11 de Minas Gerais. Também foram adotadas crianças de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, em 2016 foram adotadas em todo o país 1.226 crianças e adolescentes.

Influência cultural
De acordo com uma pesquisa da revista U.S. News em parceria com a Universidade da Pensilvânia, a Itália é o país com maior influência cultural do mundo. Em segundo lugar, aparece a França. Completam o pódio os Estados Unidos, que possuem a maior indústria de entretenimento do mundo. A pesquisa explicou que a influência cultural italiana foi sempre muito profunda, destacando-se pela arte clássica, arquitetura, moda e tradição gastronômica. O Brasil ocupa a 8ª posição, seguido por Suécia e Austrália. A revista também avaliou os melhores países para se viver e a Suíça conquistou o primeiro lugar, com a Itália em 16º e o Brasil em 28° lugar.

Diplomacia feminina
Aumentou o número de mulheres que chefiam vários setores da Embaixada italiana em Brasília. Sara Ferrò foi nomeada conselheira econômica e Maria Teresa Di Maio, que ocupava a chefia da chancelaria consular — função atualmente exercida por Giuseppe Patanè —, agora é conselheira política. Já Alessandra Crimi chefia o setor cultural do órgão diplomático no Brasil.

Bolsas da Farnesina
O Ministério italiano dos Assuntos Exteriores e da Cooperação Internacional oferece bolsas de estudos para estudantes estrangeiros e cidadãos italianos residentes no exterior para o ano acadêmico 2017/2018. Os interessados têm até 10 de maio para realizarem a inscrição. Os candidatos deverão ter entre 18 e 33 anos, porém, para os cursos de formação para professores de língua italiana, o limite de idade é 45 anos. O edital está disponível na página www.esteri.it/mae/resource/doc/2017/03/bando_a.a_2017_2018.pdf

Os mais ricos
No ranking anual dos mais ricos do mundo, elaborado pela Forbes, aparece o suíço-brasileiro Jorge Paulo Lemann, na 22ª posição, com uma fortuna estimada em 29,5 bilhões de dólares. Na 37ª posição está o libanês naturalizado brasileiro Joseph Safra, com 20,5 bilhões. Entre os italianos se destaca a matriarca da Nutella e a viúva de Michele Ferrero, Maria Franca Fissolo, em 29º, com uma fortuna de 25,2 bilhões, à frente de Leonardo Del Vecchio, da Luxottica, em 50º, e de Stefano Pessina, da Walgreens Boots Alliance, em 80º lugar. No topo, pelo quarto ano consecutivo, está o americano Bill Gates, com uma fortuna de 86 bilhões de dólares.

Direito de sonhar
A escritora capixaba Isa Colli, radicada em Bruxelas, representou o Brasil na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em abril. A autora ítalo-brasileira participou do importante evento para divulgar seus novos livros: o infanto-juvenil A Fazendinha e o romance O Recomeço. “O meu objetivo com a escrita é influenciar positivamente esta nova geração através de belas histórias que incentivem o trabalho em equipe, o respeito pelas diferenças, o empreendedorismo, bem como a noção de que não há limites para quem sonha e se empenha para viabilizar esses sonhos”, ressalta Isa.

Giordano Bruno no Acre
Um caso ocorrido no Acre, além de intrigar o país, está fazendo o brasileiro redescobrir a figura de Giordano Bruno, filósofo nascido na província de Nápoles em 1548 e queimado como herege em 1600. O estudante de Psicologia Bruno Borges, de 24 anos, não dá notícias à família desde 27 de março e deixou em seu quarto 14 livros criptografados e escritos à mão, além de uma escultura de Giordano, réplica da original situada em Campo dei Fiori, em Roma. Desde então, a notícia vem correndo o mundo, enquanto os internautas tentam decifrar os livros e levantam hipóteses curiosas, como a de que Bruno, que guarda semelhanças físicas com Giordano, seria uma reencarnação do pensador que provocou a ira da Igreja por defender Copérnico e a ideia do universo e de Deus infinitos. A Polícia Civil do Acre investiga o caso sob sigilo.

qUEM SOMOS

A comunidade ítalo-brasileira é notória pela atuação diferenciada nos mais diversos setores. Italianos e seus descendentes fazem opinião e têm importante poder de decisão por aqui. A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil. Traz os assuntos mais relevantes para os dois países, une modernidade e bom gosto para atender a um público que faz a diferença na sociedade. Mensal, com projeto gráfico e editorial modernos, conteúdo diversificado e entrevistas exclusivas com personalidades, esta revista fundada pelo jornalista e executivo Pietro Petraglia junto a intelectuais e personalidades de diversos segmentos é única no mercado editorial.

Últimos Twittes

comunitaitalia O belíssimo Duomo di Firenze para encantar sua noite! Buona serata! Conheça a maior mídia ítalo-brasileira,... https://t.co/KbvGroAsgk
6hreplyretweet
comunitaitalia Em Roma, os editores Andrea Santurbano, Fábio Pierangeli, Patricia Peterle, responsáveis pelo Mosaico Italiano,... https://t.co/UoFvgMV4J2
12hreplyretweet
comunitaitalia Um almoço em Castel Gandolfo, que fica na região metropolitana de Roma! A comuna é conhecida por abrigar o... https://t.co/q1iLou5QHY
12hreplyretweet

Facebook