milão

Guilherme

GuilhermeAquinoContra o desperdício
A luta contra o desperdício de alimentos começa numa escola de Como, além da educação familiar em casa. Os alunos das terceiras, quartas e quintas séries do ciclo fundamental ganharam um saco de plástico para guardar frutas, pães e focacce, além de verduras que sobram na escola. O projeto Portami a casa con te tem o apoio das crianças, dos professores e dos pais. Sempre houve um grande desperdício destes elementos durante o almoço servido aos alunos, diariamente. O saco é, na realidade, uma bolsa térmica para facilitar a conservação dos alimentos.

Cinema de Igreja
A cultura dos oratórios italianos, em particular os da Lombardia, formou as duas últimas gerações. Os espaços de lazer e localizados ao lado da sacristia, em área adjacente à igreja do bairro ou da rua, sempre foram muito frequentados pelos jovens, não apenas por causa das quadras de esporte, mas também por causa das salas cinematográficas. A Lombardia tem a maior concentração nacional, com 271 salas das 807 espalhadas pelo país. O preço médio de um bilhete é seis euros, contra oito dos cinemas comerciais. Algumas possuem 600 lugares e estão ativas graças ao trabalho de voluntários.

Milão imunda
O relatório publicado pela Statale OsservaMi traz a assinatura da docência da Università degli Studi. Foram realizadas 850 entrevistas por 180 estudantes, em diferentes bairros. O retrato que sai é impiedoso com Milão: uma cidade verde, porém suja. A satisfação com a limpeza das ruas é de apenas 41%; com a segurança, de 54%; com os transportes, de 50%. Guimbas de cigarro nas ruas, excrementos de animais nas calçadas, pichações nos muros e vandalismos nos parques são mazelas que nascem da falta de educação e da ausência de fiscalização. Não obstante tudo, 82% declararam que a qualidade de vida é positiva.

História italiana
O famoso Touring Club Italiano, com a histórica sede no centro de Milão, abre as portas para o público conhecer seu acervo composto pelo Archivio di Stato di Milano. O patrimônio composto por documentos, mapas e fotografias é incalculável. Os apaixonados por história, todos os sábados, das 10 às 14 horas, podem consultar cerca de 45 km de arquivos, que abrangem 14 séculos de textos e imagens sobre a capital milanesa. O documento mais antigo é um pergaminho do ano 721, enquanto o mais novo data de 2003. Para quem visita a cidade, é uma grande oportunidade para visitar o prédio do Touring Club, em Via Senato 10.

Maroni e Trump
O governador da Lombardia, Roberto Maroni, da Lega (partido de extrema-direita), mostra suas cartas e afirma que vai ser candidato à reeleição em 2018. Ele aproveita o momento “trumpista” e a “amizade” com o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os dois se conheceram em 1994, numa festa em Nova York, quando Maroni era ministro do Interior. Não por acaso, ele foi convidado para National Prayer Breakfast, o encontro promovido por republicanos e democratas e que reúne o presidente americano, os parlamentares e as autoridades de governo, diplomatas e amigos.

qUEM SOMOS

A comunidade ítalo-brasileira é notória pela atuação diferenciada nos mais diversos setores. Italianos e seus descendentes fazem opinião e têm importante poder de decisão por aqui. A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil. Traz os assuntos mais relevantes para os dois países, une modernidade e bom gosto para atender a um público que faz a diferença na sociedade. Mensal, com projeto gráfico e editorial modernos, conteúdo diversificado e entrevistas exclusivas com personalidades, esta revista fundada pelo jornalista e executivo Pietro Petraglia junto a intelectuais e personalidades de diversos segmentos é única no mercado editorial.

Últimos Twittes

comunitaitalia O belíssimo Duomo di Firenze para encantar sua noite! Buona serata! Conheça a maior mídia ítalo-brasileira,... https://t.co/KbvGroAsgk
6hreplyretweet
comunitaitalia Em Roma, os editores Andrea Santurbano, Fábio Pierangeli, Patricia Peterle, responsáveis pelo Mosaico Italiano,... https://t.co/UoFvgMV4J2
12hreplyretweet
comunitaitalia Um almoço em Castel Gandolfo, que fica na região metropolitana de Roma! A comuna é conhecida por abrigar o... https://t.co/q1iLou5QHY
12hreplyretweet

Facebook