Gianni Ratto e o teatro brasileiro

Fernanda MontenegroFernanda Montenegro, descendente de italianos, é uma das maiores atrizes do Brasil, reconhecida pela dramaturgia mundial

 

 

 

 

 

 

 

 “Particularmente, devo a Gianni Ratto o que de melhor eu pude alcançar como atriz”
         

 

Gianni Ratto e o teatro brasileiro

 

O Rio foi palco da modernização do teatro brasileiro, para a qual os artistas italianos do pós-guerra contribuíram de maneira fundamental

 

 

 

Fernanda Montenegro

 

Nesses 450 anos de sua história, o Rio nunca prescindiu da cultura italiana. Nem poderia. A cidade nasceu no período glorioso da Renascença. Há relatos da influência italiana na música, na arquitetura e nas artes cênicas. No desenvolvimento da nossa vida cultural, principalmente a partir do século XIX, a Itália nunca esteve ausente. Inclusive pela sua absoluta importância.
          Na geração do pós-guerra, que é a minha, na minha área, toda uma frente de jovens diretores de teatro, italianos, veio para o Brasil: Ruggero Jacobbi, Adolfo Celi, Bolini,D’Aversa, Luciano Salce e Gianni Ratto.
          Gianni Ratto foi um dos fundadores da Cia “Piccolo Theatro de Milão” e durante 10 anos seu cenógrafo-chefe. Era o fim de uma guerra insana. A Europa desunida. Eles vieram em busca de novas oportunidades. Com eles o teatro brasileiro se modernizou.
          Deve-se também a esse grupo de encenadores italianos a formação de diretores brasileiros. Essa frente de homens de teatro se formou, quase toda, na Academia de Silvio D’Amico. Portanto, tinham método, disciplina e sólida cultura. E essa estrutura eles transmitiram a toda essa geração à qual pertenço.
          Quero me restringir, porém, à minha experiência, porque eu me formei tendo muitos deles como diretores e também assistindo a espetáculos de outros grupos conduzidos por eles.  Destaco, porém, a figura do Gianni Ratto. Formamos, com ele, a companhia: “O Teatro dos 7”. Desse grupo faziam parte: Ratto, Fernando Torres, Ítalo Rossi, Sergio Britto e eu. “O Teatro dos 7” obteve, durante seis anos, de 1959 a 1964, um imenso sucesso pela alta qualidade do repertório, pelo apuro técnico e pela excelência do elenco.
          Com a presença desses italianos entre nós, o teatro brasileiro alcançou uma universalização cênica sem jamais excluir, porém, a nossa brasilidade e o nosso temperamento. Esse sempre foi um propósito jamais descuidado por esses criadores. Jamais quiseram nos europeizar.
          Alguns desses “irmãos de fé” voltaram para a Itália. Gianni Ratto e D’Aversa permaneceram e aqui deixaram sua marca criadora. Aqui viveram e aqui estão enterrados. Foram e são vidas entregues ao teatro do nosso país. Só nos engrandeceram. Particularmente, devo a Gianni Ratto o que de melhor eu pude alcançar como atriz.
          O Rio é o centro irradiador da nossa cultura. A propósito dos 450 anos da sua fundação, ao lembrar a influência italiana nos nossos palcos, neste pequeno artigo, como atriz brasileira de origem também italiana, como emblema, destaco com imensa gratidão a figura desse amigo, encenador, professor e, acima de tudo, verdadeiro artista: o italiano Gianni Ratto.

 

qUEM SOMOS

A comunidade ítalo-brasileira é notória pela atuação diferenciada nos mais diversos setores. Italianos e seus descendentes fazem opinião e têm importante poder de decisão por aqui. A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil. Traz os assuntos mais relevantes para os dois países, une modernidade e bom gosto para atender a um público que faz a diferença na sociedade. Mensal, com projeto gráfico e editorial modernos, conteúdo diversificado e entrevistas exclusivas com personalidades, esta revista fundada pelo jornalista e executivo Pietro Petraglia junto a intelectuais e personalidades de diversos segmentos é única no mercado editorial.

Últimos Twittes

comunitaitalia O belíssimo Duomo di Firenze para encantar sua noite! Buona serata! Conheça a maior mídia ítalo-brasileira,... https://t.co/KbvGroAsgk
6hreplyretweet
comunitaitalia Em Roma, os editores Andrea Santurbano, Fábio Pierangeli, Patricia Peterle, responsáveis pelo Mosaico Italiano,... https://t.co/UoFvgMV4J2
12hreplyretweet
comunitaitalia Um almoço em Castel Gandolfo, que fica na região metropolitana de Roma! A comuna é conhecida por abrigar o... https://t.co/q1iLou5QHY
12hreplyretweet

Facebook